Os Desafios do Gestor de Marketing Digital em 2022

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Marketing

Que 2020 trouxe tempos de instabilidade e grandes mudanças no cenário econômico e social do nosso país e do mundo, todos nós sabemos. Milhares de empresas fecharam as portas, e tantas outras entraram em cena. Pessoas tiveram seu estilo de vida e forma de consumo alterados, o que resultou em uma mudança significativa para todos os empreendedores que decidiram iniciar um novo negócio ou manter o que já existia, mesmo em tempos de incerteza. E não foi diferente para os profissionais do Marketing Digital.

Quer fossem novos e inexperientes, ou maduros e bem orientados a respeito do mercado, todos precisaram se adaptar ao NOVO. E diante de mudanças tão abruptas, nosso CMO e especialista em Marketing Digital, Bruno Campos de Oliveira, trouxe algumas dicas para auxiliar os gestores do marketing digital a atravessar esse cenário desafiador.

Entender o comportamento de compra do seu público-alvo e o que ele busca, são pontos imprescindíveis para garantir uma estratégia eficaz e bem orientada. Através de um bom planejamento, é possível definir de forma mais precisa, qual o melhor caminho para atingir seus objetivos. 

Tudo gira em torno de atrair leads. Em 2022, tenha consciência de que você encontrará um mercado muito mais  competitivo, pois muitas empresas que oferecem serviços empenham seus esforços em encontrar bons leads. Anúncios pagos, como Facebook Ads, Google Ads e mídia programática tiveram um aumento de custo. À medida que a geração de leads se torna mais competitiva, torna-se essencial gerar valor sólido aos clientes em potencial antes que se possa esperar fechar uma venda. É de extrema importância não somente gerar o lead, mas também, ter total clareza e visibilidade sobre a jornada dele dentro do CRM até o momento da conversão.

O marketing de conteúdo continua a evoluir e tem se tornado cada vez mais importante  para os profissionais de Marketing Digital. Clientes e prospects estão sempre ávidos por novos conteúdos educativos e que ofereçam soluções. Os conteúdos de maior relevância em 2022 incluem vídeos curtos, transmissões ao vivo (as famosas lives) e stories do Instagram e do Facebook. O público tem aderido ao formato de conteúdo interativo, uma vez que possibilita às pessoas expressarem suas opiniões. Outro fator digno de atenção é o sucesso repentino de podcasts que promovem entrevistas com os mais variados perfis de pessoas.

De acordo com a Varonis, citando um estudo da IAAP, as empresas já investem uma média de US$1,3 milhão em conformidade com o GDPR e até o final do ano devem injetar até  US$ 1,8  milhão. Leis como o GDPR e a LGPD não desaparecerão. Na verdade, podemos esperar ainda mais restrições na legislação envolvendo a proteção de dados em todo o mundo. No caso de empresas que possuem algum tipo de operação na União Européia, mesmo que seu site esteja no Brasil, é necessário seguir as regras de privacidade de lá. Por isso, certifique-se de que seu site seja transparente sobre suas políticas de cookies, compartilhamento de dados e privacidade. E esteja atento para manter a conformidade em áreas como armazenamento de dados. Tanto GDPR como LGPD, por exemplo, limitam por quanto tempo você pode manter os dados dos visitantes.

O Relatório de Estatísticas Omnichannel de 2020 revela que os profissionais de marketing que utilizaram pelo menos três canais para veicular anúncios, obtiveram 287% mais vendas do que aqueles direcionados a apenas um único canal. O marketing omnichannel é essencial para alcançar seu público-alvo, uma vez que os clientes estão cada vez mais ativos em múltiplos dispositivos e plataformas. Concentrar todos os seus esforços em uma única estratégia como e-mail, busca paga ou redes sociais já não é suficiente. É importante estar onde seu público-alvo está, mas isso não significa que você precisa manter uma presença em todos os lugares. Concentre-se nas plataformas mais relevantes para o seu público. Uma técnica bastante efetiva é aplicar o Bullseye Framework priorizando os canais que geram mais resultados para a empresa.

Esse é um desafio não apenas para o profissional, mas para o mercado como um todo. Apesar de ser uma área em crescimento, ainda existem poucos profissionais capacitados de fato. A demanda é muito maior que a oferta e o mercado tem a missão de ajudar esses profissionais a crescer e expandir seus conhecimentos. Uma tarefa extremamente desafiadora para os os profissionais do Marketing Digital é dominar novas técnicas e desenvolver habilidades em uma velocidade proporcional ao ritmo de inovação e expansão do mercado digital.

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