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Marketing
Se você já acompanha o universo do marketing digital, certamente já ouviu falar em expressões como: métricas, ROI, CPC, CPM e o tão famoso CPA, além de outros termos utilizados atualmente.
Ao fazer um anúncio, é possível escolher diversas formas de precificação e acompanhamento de performance, uma bastante utilizada para campanhas de performance é o CPA.
CPA vem do inglês de Cost per Acquisition, ou em português Custo por Aquisição.
Ela é uma métrica de marketing digital que serve para medir o valor gasto por cada nova “conquista” da sua campanha de mídia paga.
Para calcular o CPA é importante definir uma meta dentro do site ou aplicativo de destino.
Uma vez que essa meta é definida, o CPA é calculado ao se dividir o total investido em mídia pela quantidade de vezes que aquela meta, ou conversão, aconteceu.
Assim sabemos o custo unitário de gerar aquela ação.
Mais à frente, iremos ensinar a realizar esse cálculo.
O CPA é uma métrica muito importante não só para entender como cada canal de mídia está gerando conversões como também, entender se o CPA faz sentido versus o valor do produto ou serviço que está sendo ofertado.
Não existe um CPA caro ou barato. É uma métrica completamente relacionada ao valor daquela conversão.
Ele é muito usado em campanhas de venda, e-commerce ou aquisição de usuários para um aplicativo.
Também pode ser usado em campanhas com outros objetivos, tais como: preenchimento de um formulário, download de um e-book, venda de um produto, venda de um curso online, inscrição em um webinar, e tantas outras opções.
Calcular o CPA é mais fácil do que parece. Para chegar ao seu valor é necessário dividir o custo total do anunciante pela quantidade de conversões que ele recebeu.
Ilustramos abaixo:
CPA = Custo total de Mídia / Quantidade Total de Conversões
Exemplo: Um anunciante teve o custo de R$ 10.000,00 em anúncios e 1.000 conversões de venda do seu curso online.
CPA = 10.000 / 1.000 = R$ 10
As campanhas ou anúncios digitais podem ser precificados de maneiras diversas, de acordo com os objetivos da empresa e o quanto ela pretende investir.
Bom, e falando um pouquinho sobre as métricas da mídia programática …
Você sabia que a compra é sempre feita por CPM, mas pode ser otimizada por CPA?
CPM é um termo de marketing digital que significa custo por mil e mede o custo de 1000 impressões.
CPM – Custo por Mil Impressões
Para saber mais sobre CPM dentro da Mídia Programática clique aqui.
Na Mídia Programática a otimização é de acordo com o objetivo do cliente.
Então, nós conseguimos otimizar por CTR, CPC, por CPA, por CPL e também por CPM.
Dentro da plataforma, analisamos algumas métricas como por exemplo, a quantidade de impressões, a quantidade de cliques, o CTR, o CPC e o CPM, já mencionado, além do inventário onde o anúncio está aparecendo.
Quando a AdsPlay otimiza uma campanha, nosso time analisa não só o objetivo do cliente, mas também as métricas complementares.
Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender como funciona o (Custo por Aquisição).
Continue nos acompanhando para mais conteúdos interessantes, e caso tenha interesse em uma campanha de mídia programática para sua empresa, acesse nossa página de serviços.
Você também pode assistir nossos vídeos no canal da AdsPlay do Youtube com diversos temas sobre o universo da mídia programática.
Separamos um de nossos vídeos do Youtube para você entender o que é, CPM e outras formas de compras de mídia digital.
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