O que é CPA e como funciona?

Ao fazer um anúncio, é possível escolher diversas formas de precificação e acompanhamento de performance, uma bastante utilizada para campanhas de performance é o CPA. O que é e o que significa o CPA CPA vem do inglês de Cost per Acquisition, ou em português Custo por Aquisição. Para calcular o CPA é importante definir […]

Por Bruno de Oliveira

15 de julho de 2020

O que é CPA e como funciona?

Ao fazer um anúncio, é possível escolher diversas formas de precificação e acompanhamento de performance, uma bastante utilizada para campanhas de performance é o CPA.

O que é e o que significa o CPA

CPA vem do inglês de Cost per Acquisition, ou em português Custo por Aquisição.

Para calcular o CPA é importante definir uma meta dentro do site ou aplicativo de destino. Uma vez que essa meta é definida o CPA é calculado ao se dividir o total investido em mídia pela quantidade de vezes que aquela meta, ou conversão, aconteceu. Assim sabemos o custo unitário de gerar aquela ação.

É uma métrica muito importante não só para entender como cada canal de mídia está gerando conversões como também, entender se o CPA faz sentido versus o valor do produto ou serviço que está sendo ofertado.

Não existe um CPA caro ou barato. É uma métrica completamente relacionada ao valor daquela conversão. Em uma conversão de um carro, por exemplo, é possível pagar um CPA muito mais alto do que na conversão de uma camiseta de R$ 30,00.

CPA no marketing digital

O CPA é uma métrica muito importante não só para entender como cada canal de mídia está gerando conversões como também, entender se o CPA faz sentido versus o valor do produto ou serviço que está sendo ofertado.

Não existe um CPA caro ou barato. É uma métrica completamente relacionada ao valor daquela conversão. Em uma conversão de um carro, por exemplo, é possível pagar um CPA muito mais alto do que na conversão de uma camiseta de R$ 30,00.

Ele é muito usado em campanhas de venda, e-commerce ou aquisição de usuários para um aplicativo ou curso.

Como funciona o cálculo do CPA na prática

Calcular o CPA é mais fácil do que parece. Para chegar ao seu valor é necessário dividir o custo total do anunciante pela quantidade de conversões que ele recebeu.

Ilustramos abaixo:

CPA = Custo total de Mídia / Quantidade Total de Conversões

Exemplo: um anunciante teve o custo R$ 10.000,00 que 1.000 conversões de venda do seu curso online.

CPA = 10.000 / 1.000 = R$ 10

Saiba mais sobre a mídia programática.

Somos uma trading desk especialista em mídia programática.