10 Tendências 2021 do Mkt Digital e Mídia Programática

Por

Marketing

Nesse post você vai conhecer as 10 Tendências  de 2021 no Marketing Digital e Mídia Programática

Este foi um ano como nenhum outro. Sofremos grandes mudanças e até aqueles que não tinham o marketing digital como seu aliado em seu dia a dia, tiveram que se adaptar.

É certo dizer que o cenário econômico ainda apresenta incertezas em relação ao que será 2021. Muito em função da crise e mudanças geradas por conta da pandemia do COVID-19.

Mas também é certo dizer que marcas se reinventaram, buscando novos meios de se comunicar com seus consumidores.

As Tendências do Marketing Digital e da Mídia Programática em 2021 incluem novidades e até mesmo formas diferentes de encarar o marketing online. Por isso, listamos neste artigo as 10 principais apostas deste mercado que deverão estar em alta para o próximo ano.

As empresas agora, enfrentam o desafio de planejar o marketing de suas marcas para o próximo ano com todos esses impactos trazidos pela crise e o distanciamento social com criatividade e estratégias baseadas no comportamento deste novo mercado.

Nossas vidas sofreram grandes mudanças, todas elas, acontecendo em apenas alguns meses. A adoção da mídia digital chegou para ficar, tanto para a indústria quanto para os consumidores.

Buscamos referências de profissionais e canais importantes do mercado, juntamente com as tendências da AdsPlay Mídia Programática para o cenário da mídia programática em 2021.

Acompanhar essa movimentação é importante para garantir que a sua marca esteja pronta para aproveitar o melhor das inovações que estão por vir.

Veja abaixo as tendências que listamos para que a sua marca entenda quais mudanças podem ser consideradas de longo prazo e o impacto em seus investimentos de mídia.

 

 

Tendências para o Marketing Digital em 2021

 

1 – Mais avanços em termos de Inteligência Artificial

 

A Inteligência Artificial já foi incorporada ao nosso dia a dia, e em termos de tendências do marketing digital em 2020 o que vemos é um uso cada vez mais intensivo desse tipo de solução.

Recentemente o Google Analytics ganhou uma nova versão: o Google Analytics 4. Ele promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais sofisticados, o que será de imensa ajuda na hora de deixarmos nossas campanhas de marketing digital ainda mais eficientes de maneira automatizada.

Cada vez mais teremos estruturas de performance que estão utilizando algum tipo de inteligência artificial.

 

 

2 – SEO como peça estratégica do marketing digital

 

Uma das tendências do marketing digital em 2021 é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca.

As técnicas de SEO se aprimoram frequentemente, na mesma medida em que as atualizações dos algoritmos do Google e outros buscadores se tornam mais frequentes.

Com os novos recursos oferecidos como resultado de busca, uma das tendências do marketing digital em 2021 é a de que não será suficiente estar entre os primeiros lugares, mas sim em destaques especiais como por exemplo, a “posição zero”, ou no grupo de perguntas frequentes.

Por isso, chamamos a atenção para uma nova dimensão do SEO com técnicas para se destacar nas páginas de respostas a pesquisas e destaques.

 

3 – Pesquisa por voz

 

Outro recurso que se destacará entre as tendências de marketing digital para 2021 são as pesquisas por voz.

Não se trata de algo novo, mas estudos mostram um crescimento desse tipo de pesquisa. Em janeiro desse ano, um estudo da ComScore previu que 50% das buscas viriam por meio de pesquisa de voz em 2020.

Muito disso se deve a tecnologia. Dispositivos smart speakers, como o Google Home e Amazon Echo com Alexa, estão ganhando cada vez mais funcionalidades e melhorias. Isso, aliado com preços cada vez mais acessíveis desse tipo de dispositivo, alavancam esse tipo de pesquisa pelos consumidores.

As buscas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Por isso é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, para não perder este novo tráfego da internet.

 

 

4 – Integração E-commerce + Redes Sociais

 

A chegada dos pagamentos via WhatsApp e as melhorias no Instagram Shopping mostram que as redes sociais estão cada vez mais integradas ao e-commerce. Isso quando não os substituem totalmente em jornadas 100% sociais ou conversacionais.

Em 2020, também por conta do Covid-19, vem sendo registrado um crescimento acentuado do número de empresas que estão utilizando as redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp para vender.

Veremos cada vez mais plataformas de venda digital se integrando com o chat do WhatsApp e com o conteúdo de redes sociais.

 

5 – WhatsApp entra de vez no jogo

 

O Facebook vem anunciando algumas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business com foco em oportunidades para o marketing online.

O fortalecimento do WhatsApp para negócios não é apenas uma tendência do marketing digital em 2021, mas também como meio de pagamento, uma vez que o WhatsApp Pay consiga a liberação para operar no Brasil.

 

 

6 – Personalização

 

Essa não é uma das tendências de marketing digital que surgiu agora, mas é algo que vem ganhando força, e ficando mais sofisticado, ao longo dos anos.

A ideia é que sua empresa precisará cada vez mais investir em tecnologia e ferramentas que permitam gerar uma experiência totalmente personalizada para os seus clientes.

Seja ao entrar no seu e-commerce, ao conversar com sua equipe no WhatsApp, ao receber um e-mail marketing ou clicar em links patrocinados. O cuidado com a personalização precisa estar presente.

Jornadas personalizadas tendem a trazer maior retorno sobre investimento do que jornadas padronizadas.

 

7 – Aumento de Investimento

 

Dentre as tendências de marketing digital para 2021, espera-se também que seja registrado um aumento no investimento das empresas em comunicação.

Seja na geração ou na distribuição dos conteúdos, a tendência é que as empresas que começaram a usar a internet para vender em 2020 invistam ainda mais em 2021.

Se de um lado, temos um mercado com mais ofertas, também devemos ver um aumento nos custos de leilão de formatos digitais. Por isso é ainda mais importante trabalhar a eficiência de sua mídia e de seus parceiros.

 

Fonte: Academia de Marketing, Meio & Mensagem e Camila Porto

 

Tendências para a Mídia Programática em 2021

 

 

8 – Campanhas de mídia sem o uso de cookies

 

Com as leis de proteção de dados como a LGPD e políticas de privacidade cada vez mais rígidas, uma discussão sobre o futuro do uso de cookies de terceiros não pode ser ignorada.

Existe um consenso no mercado que entende que, muito em breve, os cookies (tecnologia que rastreia a navegação dos usuários), sejam modificados ou até extintos.

Como muitas audiências baseadas em interesse e comportamento desentendem disso, veremos uma grande mudança nos inventários disponíveis no mercado como um aumento do uso de segmentações baseadas em contexto e outras variáveis de dados dos usuários que tenham sido coletadas, armazenadas e ativadas com seu consentimento pleno.

 

9 – Ainda mais canais de entrega de mídia

 

A mídia programática é uma maneira de se ganhar em assertividade, mas também em entrega e escala. Hoje, já é possível impactar em sites, aplicativos, TVs conectadas, OOH, áudio, entre outros formatos.

A tendência é que essa quantidade de possibilidades aumente, ainda mais, ao longo de 2021 com novas empresas entrando no ecossistema de mídia programática.

Cada vez mais formatos devem aparecer e se unir ao grande hub de mídias e audiências que a mídia programática permite e onde anunciantes vão concentrar vários tipos de campanha.

 

10 – Mobile como uma estratégia separada

 

Dispositivos móveis deixaram de ser tendência para virar algo muito consolidado nos últimos anos. Mais do que isso, com a nova dinâmica imposta pela pandemia do Covid-19, o consumo de mídia através de celulares e tablets atingiu índices ainda mais elevados.

Com isso, apenas ter como segmentação os dispositivos móveis nas campanhas pode deixar de ser o suficiente. Cada vez mais teremos que pensar as estratégias de mídia de maneira separada quando pensamos em display versus redes de aplicativos.

Outro tipo de anúncio mobile que deve se consolidar são os criativos dentro de jogos como os playable ads.

Fonte: Bruno Oliveira – CMO da AdsPlay Mídia Programática
Especialista em marketing digital, é especializado em e-commerce, mídia de performance e programática. É responsável por inovação e criação de novos produtos.

 

Gostou das 10 Tendências para o Marketing Digital e para a Mídia Programática em 2021?

 

Esperamos que esse artigo ajude em seu planejamento e estratégias de marketing em 2021. Continue nos acompanhando para mais conteúdos interessantes, e caso tenha interesse em uma campanha de mídia programática para sua empresa, acesse nossa página de serviços.

 

Este conteúdo, está disponível em um e-book totalmente gratuito que a AdsPlay preparou para você. Para baixá-lo clique aqui.

Compartilhe essa postagem!

categorias

Brand safety

Campanha publicitária

Cursos online

Dia das mães

Dia dos pais 2021

Digitalks

LGPD

Marketing de dados

Marketing digital

Marketing em áudio

Inscreva-se para receber os nossos materiais e ficar por dentro das principais notícias do nosso setor.


    Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/adsplay.com.br/public_html/adsplay_wordpress/wp-content/themes/adsplay/template-parts/fale-conosco-section.php on line 6

    Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/adsplay.com.br/public_html/adsplay_wordpress/wp-content/themes/adsplay/template-parts/fale-conosco-section.php on line 7

    Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/adsplay.com.br/public_html/adsplay_wordpress/wp-content/themes/adsplay/template-parts/fale-conosco-section.php on line 8