O QUE É A MÍDIA PROGRAMÁTICA?
Você já deve ter ouvido falar em Mídia Programática, principalmente se já trabalha com publicidade online.
Mas afinal, o que é a Mídia Programática?
Descomplicando o conceito, a mídia programática é uma maneira eficaz de anunciar no mercado: ao unir automação com algoritmos e inteligência artificial é possível que anunciantes impactem seu público-alvo com a mensagem correta, no momento ideal e pelo canal mais assertivo.
É o conteúdo da sua marca chegando ao target certo de forma automatizada.
Diferentemente da mídia tradicional, onde a compra é feita por meio de negociações entre pessoas e o foco era o canal a ser negociado, não o público-alvo, na mídia programática estamos nos referimos à automação do processo de compra de mídia, o que implica melhores resultados em termos de otimização.
Quando falamos da mídia programática, estamos falando sobre o emprego dos recursos digitais em prol do refinamento da segmentação de campanhas. O que significa uma alta eficiência focada na precisão da programação e na qualidade da entrega.
Para saber tudo sobre o que é a midia programática e como ela funciona, acesse esse post ou assista o vídeo abaixo onde descomplicamos os conceitos:
VANTAGENS DE USAR A MÍDIA PROGRAMÁTICA
O que diferencia a mídia programática dos modelos tradicionais é o fato de a compra de espaços publicitários acontecer por meio das plataformas tecnológicas.
Entre tantas vantagens que a mídia programática oferece, listamos algumas delas abaixo para você apostar na mídia mais assertiva do marketing digital e garantir um melhor resultado para sua campanha:
SEGMENTAÇÃO/PRECISÃO
Segmentação é essencial para todas as atividades relacionadas ao marketing digital.
É por meio dela que conseguimos alcançar nosso público-alvo com precisão, criando anúncios baseados em milhares de critérios como os de comportamento, idade, gênero, geolocalização e renda, o que evita o desperdício de recursos com o envio de publicidade para pessoas que não têm o perfil do seu produto ou serviço.
Usando os dados First Party (dados do cliente e de propriedade do anunciante), o algoritmo identifica o que funciona melhor com cada usuário e, então, o direciona aos sites com maior probabilidade de engajamento e no momento mais provável que eles convertam.
Esse trabalho é fundamental para proporcionar o contato, porém, a conversão depende de outros fatores como a força criativa do anúncio. É essencial escolher um call to action (CTA) forte e objetivo para seu criativo. Além de atrair o anunciante, é importante lembrar que esse direcionamento é fundamental para a mensuração dos resultados.
EFICIÊNCIA
A eficiência não ocorre por acaso.
A partir da mídia programática, é possível alcançar e selecionar um público maior em diversos sites e pontos de contato de maneira eficiente e oportuna. Além disso, por se tratar de uma mídia mais técnica, baseada em dados, ela permite refinar cada vez mais as estratégias de segmentação e monitorar resultados.
Essa eficiência está baseada na possibilidade do anunciante chegar ao público de interesse da marca de forma mais certeira, com baixo índice de dispersão.
MONITORAMENTO
Vale ressaltar que todos os processos da mídia programática são passíveis de monitoramento, e o gerenciamento e compra de mídia são feitos em tempo real.
Essas características são essenciais para a realização de ajustes durante uma campanha, recebimento de relatórios mais aprofundados e o mais importante, otimizar tempo a fim de obter melhores resultados.
AGILIDADE
A automatização de uma plataforma de Mídia Programática elimina a intervenção humana nos processos de negociação de anúncios, o que proporciona mais velocidade ao serviço.
ECONOMIA
Devido a alta quantidade de redes de Display, a oferta de espaços publicitários aumenta consideravelmente, o que pode fazer com que as campanhas tenham valores menores do que outros meios.
ECOSSISTEMA DA MÍDIA PROGRAMÁTICA
A lógica de funcionamento da mídia programática é bem simples. Para começar, existem algumas plataformas de operação.
Para se ter uma noção dos termos mais importantes da área, listamos abaixo os mais usados.
DSP (DEMAND SIDE PLATFORM)
São as plataformas que operam campanhas para compra de mídia em tempo real e, por isso, o primeiro passo de sua campanha publicitária. Uma DSP bem operada, que forneça acesso a todas as opções de anunciantes e canais de anúncios de maneira estratégica, é essencial para uma entrega eficaz e otimizada.
Gravamos um podcast no nosso canal do Spotify sobre:
DMP (DATA MANAGEMENT PLATFORM)
Plataformas responsáveis pelo monitoramento dos usuários. Analisam cookies e dados móveis a fim de fornecer insights importantes, que influenciam os anunciantes a tomar decisões mais assertivas pautadas por seus objetivos.
Os conjuntos de dados utilizados por DMPs são:
Dados do anunciante (First Party Data): obtidos por meio de campanhas de marketing, plataformas de mídia social, site próprio e exibição por e-mail ou no seu próprio software de CRM.
Dados de fontes externas (Third Party Data): segmentações básicas como idade, sexo, interesses sociais e profissionais, localização geográfica, entre outros.
Para mais detalhes sobre tipos de audiência e dados veja esse vídeo da nossa websérie:
SSP (Supply Side Platform/Sell Side Platform)
São nessas plataformas que os anunciantes de mídia online gerenciam e oferecem seu inventário de anúncios não vendidos e disponíveis.
Ad Exchange
Conhecida como “a bolsa de anúncios” da mídia programática, as Ad Exchanges atuam como uma espécie de mercado digital onde anunciantes e publishers compram e vendem anúncios em tempo real. Elas reúnem os inventários de diversos tipos de sites interessados em comercializar espaços publicitários em suas páginas.
Trading Desk
É aqui onde a AdsPlay se encaixa.
As Trading Desks são empresas que funcionam como mesas de operações especializadas na compra via DSP. O objetivo é viabilizar campanhas de mídia programática em nome de anunciantes específicos, buscando a otimização dos investimentos e entrega de outros tipos de serviços.
FORMATOS E SUAS POSSIBILIDADES
Dentro do universo da mídia programática, podemos trabalhar com diversos formatos e oportunidades. Aqui estão alguns deles:
DISPLAY
É a forma mais famosa de oferecer um produto ou serviço através da exibição de anúncio digital para o seu público-alvo. São os formatos de banners que vemos normalmente em sites, normalmente no padrão IAB.
VÍDEOS
Um dos formatos mais comuns no universo digital: vídeos do YouTube ou de outros canais. No caso da mídia programática, utilizando a segmentação e compra necessárias
AÚDIOS
Conteúdos em formato gravação, reprodução, transmissão ou recepção de som de áudios, que podem ser encontrados em rádios e aplicativos de músicas como Spotify e Deezer.
APLICATIVOS
Também podemos trabalhar com aplicativos por meio da mídia programática, inserindo banners e vídeos. Sejam aplicativos de jogos ou aplicativos em geral. A mídia programática consegue impactar o seu target de acordo com o aplicativo que o usuário tem, pois possuirão um determinado tipo de comportamento ao qual, a sua marca deseja atingir.
SMART TV
Outra possibilidade da mídia programática são as Smart TVs (TV programática), inserindo banners e vídeos para quem tiver conexão à internet.
DOOH (Digital Out of Home)
No sentido literal, formatos digitais de mídia que estão fora de casa: telas em elevadores, relógios de rua, pontos de ônibus, aeroportos, padarias, farmácias.
Para saber tudo sobre as formas de veiculação, confira esse episódio da nossa websérie:
COMO FAZER NA PRÁTICA
Para incluir a programática na sua estratégia digital sugerimos seguir três passos importantes:
1. Entender as estratégias e conceitos da mídia programática
2. Planejar a campanha
Assim que você entender o funcionamento das principais estratégias da mídia programática, ficará mais fácil compreender partes importantes do planejamento de uma campanha.
Listamos 5 dicas para planejar uma campanha com sucesso no vídeo abaixo:
3. Escolher entre Trading Desk e DSP, como parceiro para rodar a campanha
Para veicular qualquer campanha de programática, é preciso ter acesso a uma DSP. Para isso, o anunciante terá basicamente duas escolhas: procurar uma trading desk para rodar sua campanha ou fechar um contrato com uma DSP.
As Trading Desks têm acesso a DSPs e DMPs e planejam, gerenciam e otimizam campanhas em nome de anunciantes que contratam os seus serviços. A negociação será feita apenas com uma empresa, sendo a trading desk, e será um único investimento (podendo ter CPMs fixos ou estipulados).
Seguindo com uma DSP, você demorará um pouco mais de tempo para exibir sua campanha online pois será necessário negociar com DSPs e DMPs e estruturar um setor de mídia programática para executar suas estratégias, resultando em mais tempo gasto para otimização de campanha. É possível acompanhar em tempo real os resultados porém relatórios e análises serão construídos pela sua própria equipe. E na parte de negociação, será feita com diversos fornecedores e isso ocasiona em valores variáveis.
Para ajudar na decisão, segue o vídeo de nossa websérie e nosso podcast com algumas dicas de como contratar uma boa trading desk:
ADSPLAY MÍDIA PROGRAMÁTICA
Na AdsPlay, trabalhamos com mais de 100 estratégias, que variam de acordo com o objetivo da sua campanha.
Cuidamos de toda a sua campanha de mídia programática operando as melhores DSPs (Demand-Side Platform), e DMPs (Data Management Platform), do mercado.
Além da mídia programática em Display em sites web e mobile, formato mais conhecido por todos, conseguimos fazer campanhas para impactar seu público-alvo em diversos outros locais.
Veja abaixo alguns exemplos:
– DENTRO DE APLICATIVOS
– MÍDIA DE ALTO IMPACTO
– CONSOLES DE VIDEOGAME
– ELEVADORES E OUTRAS MÍDIAS EXTERNAS (DOOH)
– JOGOS
– TV PROGRAMÁTICA
– SMART TVs E TV ABERTA
– SPOTIFY
– YOUTUBE
Além de conseguimos trabalhar em uma única plataforma com anúncios que são distribuídos em: Notebooks, PCs, Tablets, Celulares, juntamente com os elevadores, Smart TVs e TV aberta, já mencionadas.
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