ROI, ROAS E CAC

Por

Maria Fernanda

Você sabe o que é ROI, ROAS E CAC?

 

Nesta edição do Mídia Programática PontoCom, nosso podcast, tivemos uma aula muito massa com os nossos queridos Bruno Oliveira e Edu Sani, respectivos CMO e CEO da ADSPLAY e fomos bombardeados com muito conhecimento sobre ROI, ROAS e CAC e a importância de mensurar essas métricas.

 

Vamos começar pelo básico, definindo o que cada uma dessas siglas significa:

 

ROI: Retorno sobre investimento (Return on investment), é um indicador capaz de demonstrar em números qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado.

Por meio da análise cuidadosa desse dado, é possível identificar as principais fontes de renda do seu negócio, os canais de comunicação mais eficazes para divulgar o seu produto e se o desempenho das suas campanhas de marketing está de acordo com o planejado.

 

ROAS: Retorno sobre investimento publicitário (Return on Advertising Spend), se refere a gastos voltados à publicidade. Métrica utilizada para mensurar a receita e os custos envolvidos (aportes realizados) sobre uma campanha publicitária. É como se fosse uma espécie de ROI voltado especificamente para anúncios pagos.

 

CAC: Custo de aquisição de clientes (Customer Acquisition Cost) é o investimento médio realizado, no sentido dos esforços diretos, para que um cliente seja conquistado. Normalmente, ele é um processo utilizado nas áreas de marketing e vendas, mas outros setores podem utilizá-lo.

 

Agora que você já sabe a definição de cada uma dessas métricas, é importante saber como utilizá-las de forma efetiva, garantindo que através dos dados obtidos, seja possível mensurar a eficácia da estratégia adotada por uma empresa, que vai desde a definição do seu orçamento a ser investido, canal de distribuição do conteúdo e por fim, com quem desejamos nos comunicar.

 

Um ponto interessantíssimo abordado durante nosso bate papo, foi a questão do que é “Data Driven”, que traduzido significa: “orientado por dados”. Num tom cômico e irreverente, Bruno nos lembra uma máxima que reforça e norteia esse conceito: “Data beats opinion”, ou seja, os dados superam a opinião. Significa que uma estratégia fundamentada em dados sólidos dispensa achismos e suposições. Os números falam por si. 

 

Já deu para perceber que conteúdo é o que não falta por aqui, né? Para adquirir conhecimento e entender mais a fundo a importância dos dados na estratégia de marketing da sua empresa, basta clicar aqui e acompanhar o episódio completo, direto no nosso canal do Spotify. Se eu fosse você, não ficaria fora dessa!

A ADSPLAY é uma empresa de marketing programático especializada nas melhores e mais modernas plataformas de mídia programática e de marketing de performance, sempre focada em atingir as metas do cliente, seja agência ou empresa.

 

Compartilhe essa postagem!

categorias

Brand safety

Campanha publicitária

Cursos online

Dia das mães

Dia dos pais 2021

Digitalks

LGPD

Marketing de dados

Marketing digital

Marketing em áudio

Inscreva-se para receber os nossos materiais e ficar por dentro das principais notícias do nosso setor.