Dia dos Pais e o Mercado Digital em 2021

Por

Marketing

O Dia dos Pais, realizado no segundo domingo de agosto, é a primeira data comemorativa do segundo semestre. É uma data importante para o comércio, pois sinaliza como serão as vendas na última metade do ano.

Por isso, selecionamos dados e insights tanto da ADSPLAY Mídia Programática, quanto do mercado digital com o propósito de ajudá-lo(a) em suas estratégias de marketing para esta data tão importante do comércio brasileiro.

Mas, o que este ano de 2021 reserva para esta data comemorativa?

O cenário não será muito distante ao de 2020, em meio à pandemia da COVID-19 que ainda permanece.

Os canais de e-commerce devem liderar as vendas na data mais uma vez, considerado as restrições de abertura ou horários reduzidos no varejo físico.

Surge um novo consumidor

Em uma realidade totalmente diferente, o consumidor precisou se adaptar às novas formas de consumo neste período de isolamento social.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou alguns aspectos interessantes sobre o consumo durante a pandemia, ao qual se fortaleceu neste ano de 2021.

Antes da pandemia, 66% dos consumidores compravam artigos de moda e acessórios em lojas de rua; este número caiu e foi para 22%.

Além disso, 60% das pessoas consumiam em lojas de departamento, enquanto 57% o faziam em shopping centers; agora, os números caíram para 16% e 7%, respectivamente.

Em contraste ao cenário físico, as lojas online cresceram de 44% para 53% no quesito de compras.

Quem é esse consumidor?

Em relação ao perfil dos compradores, o estudo da Neotrust/Compre&Confie, mostra que os consumidores de 36 a 50 anos foram os que mais fizeram compras pela internet no período. (responderam por 36% de todos os pedidos realizados).

Em seguida, estão os de 26 a 35 anos (31,4%) e, nas últimas posições, estão tanto os mais jovens quanto os mais velhos: consumidores de até 25 anos e os com mais de 51 anos responderam por igual porcentagem de volume de compras (16,3% cada).

Agora, vamos falar dos pais?

Será que eles se identificam com a imagem transmitida nas campanhas publicitárias?

Você que está lendo esse artigo, e caso seja, pai… Você se identifica com as campanhas para esta data em sua homenagem?

Segundo o estudo realizado pelo Google Surveys, somente 35% se identificam com a imagem projetada pela publicidade.

As marcas precisam conhecer melhor os pais, especialmente na hora de representá-los.

O maior desafio é abandonar a já velha imagem do provedor que ocupa um papel de coadjuvante na criação dos seus filhos.

É o que mostra a pesquisa abaixo:

Qual foi o faturamento do Dia dos Pais em 2020?

Apesar da leve queda apresentada no ticket médio, o crescimento de 127% no volume total de pedidos garantiu aos e-commerces um faturamento de mais de R$2,75 bilhões — 2 vezes maior do que o valor alcançado em 2019. E isso considerando apenas com compras feitas pelo cartão de crédito.

Tíquete médio

Houve uma leve queda no valor do ticket médio dos pedidos nos Dia dos Pais. Isso pode apontar para uma postura mais cautelosa do consumidor em relação ao consumo.

Em 2019, o valor girava em torno de R$ 470,00, já em 2020, esse valor passou para R$ 439,00, apresentando uma redução de 7%.

Fonte: Dados da ClearSale, apurados entre 27/07 e 11/08/2019 e entre 25/07 e 09/08/2020 e referentes a pedidos pagos exclusivamente no cartão de crédito

Quais são os presentes mais procurados para o Dia dos Pais?

Você arriscaria adivinhar, quais são os presentes mais procurados para a data?

Moda e Acessórios, Beleza e Eletrônicos e Informática, lideram as vendas da data.

Contando com boa parte de itens de alto valor, Eletrônicos e Informática concentrou 18% das visitas nos e-commerces, porém apenas 14% das vendas.

Por sua vez, Beleza deteve 18% de conversões, mesmo com apenas 15% das visitas.

É claro que outros fatores também exercem influência sobre o consumidor. É provável que, para o público de Moda e Acessórios, poucas opções de numeração ou modelos exijam uma pesquisa mais dedicada, principalmente quando se trata de um presente de Dia dos Pais — o que justifica que os 19% em vendas não reflita a alta representatividade de tráfego do setor, de 25%.

Fonte: Relatório Social Miner Dia dos Pais 2020

Assim como acontece nas visitas, as preferências de homens e mulheres se refletem nas vendas por categoria, sendo que Eletrônicos e Informática e Bebidas tem uma base de consumidores predominantemente masculina, enquanto Beleza e Moda e Acessórios tem mais adesão do público feminino.

Vendas por dispositivos e ranking de vendas por região.

A distribuição das conversões por dispositivo móveis se mantém mais uniforme ao longo de toda a semana, sendo que a queda nas vendas pelo mobile aos sábados e domingos é menos expressiva do que a registrada nos desktops — o que garante uma maior representatividade de celulares e tablets nos dias de folga.

Já as regiões líderes em venda do Brasil, foram Sudeste e Sul.

O Sudeste se mantém líder nas vendas. Porém, o destaque vai para o Sul, que cresceu de 8,5% de conversões em 2019, para 17% neste Dia dos Pais, enquanto Nordeste e Centro-oeste perderam representatividade de um ano para o outro.

Fonte: Relatório Social Miner Dia dos Pais 2020

Dicas da ADSPLAY para a sua campanha do Dia dos Pais

Para ter sucesso de vendas no Dia dos Pais é indispensável que você faça um bom planejamento e crie estratégias específicas para esta data com antecedência.

Saber como se posicionar em meio a todos os outros concorrentes que também utilizarão da mesma data como apelo, pode fazer toda diferença.

Ter uma definição de estratégia pode fazer a diferença em um período onde o custo por conversão pode ser elevado diante da vasta concorrência pela atenção das pessoas.

Invista na mídia mais assertiva do mercado, a Mídia Programática.

Com ela é possível agregar vários clusters e tipos de personas para trabalhar, de maneira personalizada, com cada grupo de pais e filhos.

Análise das Campanhas do Dia dos Pais na ADSPLAY Mídia Programática

Com base em nossas análises, vemos que é interessante a veiculação de campanhas de datas comemorativas com no mínimo 15 dias de antecedência.

Assim, temos tempo para a escalada de resultados das campanhas com base na inteligência da plataforma e otimizações do nosso time de Opec. além de estarmos disputando inventário com menos anunciantes em um primeiro momento.

Durante a semana do Dia dos Pais, podemos esperar um leve crescimento do CPM que está atrelado a ampliação da disputa por inventário, já que temos um maior tráfego por parte dos usuários e um aumento da disputa entre os anunciantes.

Podemos esperar os picos do CPM em até 3 dias antecedentes à data comemorativa.

Por isso, planeje a sua campanha com antecedência e tenha a mídia programática como aliada em sua estratégia.

Essa automação permite trabalhar diversos targets e otimizar em tempo real com base no feedback dos usuários. Um grande diferencial para uma campanha de poucos dias como é o Dia das Pais.

Sobre a ADSPLAY Mídia Programática

Nosso foco é gerar resultados mais assertivos para a sua campanha, através de um time de especializado e alta tecnologia.

Trabalhando de forma automatizada e inteligente, a mídia programática garante às campanhas uma comunicação específica e personalizada, no momento certo para o público certo.

Na ADSPLAY, trabalhamos com mais de 100 estratégias, que variam de acordo com o objetivo da sua campanha.

Acesse nossa página de serviços  e conheça com mais detalhes o que podemos fazer para potencializar os resultados da sua campanha.

Compartilhe essa postagem!

categorias

ADSPLAY

ADSPLAY Educação

AFILIADS

Inscreva-se para receber os nossos materiais e ficar por dentro das principais notícias do nosso setor.