A MÍDIA PROGRAMÁTICA PODE SER UMA GRANDE ALIADA DO SEU COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como a mídia programática pode ajudar um e-commerce a alavancar suas vendas?
Ela é a mídia mais assertiva da atualidade, a que possui uma das maiores quantidades de filtros e possibilidades e também, pode incluir estratégias voltadas ao e-commerce.
Diferente do que muita gente pensa, a Mídia Programática não é feita só para Branding e Awareness, mas também ela é perfeita para quem precisa vender ou gerar algum tipo de métrica de performance.
Ela permite segmentações para todas as etapas do funil:
EXEMPLOS DE ATUAÇÃO DA MÍDIA PROGRAMÁTICA NO E-COMMERCE
Se o e-commerce perceber que um determinado visitante ou grupo de visitantes tem algum comportamento de voltar ao site ou interagir muitas vezes com um determinado conteúdo, a Mídia Programática pode realizar uma promoção especial, de maneira automatizada, focada nos interesses desse grupo. Tudo isso é feito de maneira automática e em tempo real.
Podemos citar como exemplo um e-commerce que oferece passagens aéreas;
Para quem vende passagens aéreas, sabe que a jornada de compra do cliente é muito complexa. A pessoa muitas vezes não sabe a data de sua viagem, ou não se decidiu pelo destino.
Com a Mídia Programática, você consegue personalizar os anúncios com base no destino e data de viagem e outras variáveis que envolvem a escolha dessa compra.
Personalização dos anúncios com base no destino e data de viagem.
E-COMMERCE QUE OFERECE SERVIÇO
O “serviço”, muitas vezes tem uma etapa de captação de lead, é uma etapa de comunicação com esse usuário e a personalização de conteúdo que o anunciante fala para esta pessoa, naquele momento, é muito importante.
Vamos ilustrar com outro exemplo: imagine um banco de Investimentos que possui uma série de produtos para oferecer a seus clientes.
A partir do momento que o banco percebe que um prospect demonstra interesse por um determinado tipo de serviço, a mídia programática, direciona a comunicação para esse prospect com mais assuntos relacionados ao conteúdo que demonstrou preferência.
E-COMMERCE QUE OFERECE PRODUTO
É o exemplo clássico de e-commerce com lojas próprias ou marketplaces.
Com a Mídia Programática é possível personalizar dinamicamente no anúncio alguns itens, tais como; o título, a descrição, cor, o tamanho e também personalizar os criativos com base nos produtos que o usuário viu.
Além da possibilidade de sugerir outros produtos com base no padrão de navegação deste usuário.
Se o e-commerce perceber que este usuário se comporta igual a um determinado grupo de usuários que gostou de certos produtos, ele pode oferecê-los a esse usuário e ter uma alta chance de conversão.
Oferta de produtos com base no padrão de navegação do usuário.
MODELO DE COMPRA PARA O E-COMMERCE
Para os clientes com foco em e-commerce trabalhamos tanto no modelo de CPM (Custo por Mil Impressões), onde o anunciante pode comprar inventários em todas as etapas do funil.
É muito importante avaliar o resultado desse tipo de mídia através de regras de atribuição e não apenas pelo last-click do Google Analytics. Aquela visão representa uma mínima fração dos resultados gerados através de mídia programática.
Aqui na AdsPlay nós criamos dashboard de apoio que não só mapeiam as conversões atribuídas como medem o efeito da programática sobre outros canais. Um exemplo é um relatório onde mostramos a correlação entre a campanha de mídia programática e a redução nos custos de cliques de campanhas de Google Search.
Também temos a possibilidade de compra por CPC (Custo por Clique) para anunciantes que querem ter um resultado de tráfego garantido.
QUER SABER MAIS SOBRE O QUE A MÍDIA PROGRAMÁTICA PODE FAZER PARA O SEU E-COMMERCE?
A AdsPlay tem um canal no YouTube com diversos vídeos sobre mídia programática, nossos serviços, estratégias, entrevistas com referências e parceiros do mercado, lives e muito mais!
Confira a Live que preparamos especialmente com esse tema e saiba mais detalhes sobre as estratégias da mídia programática para o e-commerce