VOCÊ SABE O QUE É UMA DMP?
Uma DMP (Data Management Plataform), é uma plataforma de dados que agrega informações de cookies dos usuários e permite conhecer melhor seus clientes e seus interesses. Isso possibilita campanhas mais assertivas e personalizadas para a sua marca.
Os dados são gerados através de ações via web, seja por meio de aplicativos, CRM, sites, entre outras formas de captação, é aí que entra a DMP. Ou seja, ela coleta e organiza o “rastro digital” para ativar os consumidores com mensagens personalizadas e mais assertivas.
Sua operação funciona, basicamente, em 3 etapas: coleta de dados, organização de dados e acionamento de dados.
DMP – DATA MANAGEMENT PLATAFORM
QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA DMP?
A DMP irá coletar as informações, munindo sua empresa com dados digitais importantes para o planejamento das estratégias de marketing. No mundo atual, dados são um dos assets mais importantes para as marcas e agências.
Ela unifica e mescla os dados 1st Party e 3rd Party para que possam ser utilizados em outras plataformas. Mas o que são esses tipos de dados?
Dados 1st Party
Dados que são da própria empresa. Ex: CRM, sites, controle de vendas, entre outros dados proprietários da marca.
Dados 3rd Party
Dados de outras empresas. Ex: dados fornecidos por data providers como Google, Yahoo, Microsoft, SERASA, Oracle, entre outros.
Uma vez que esses dados foram coletados, eles permitirão identificar padrões de comportamento do consumidor, facilitando assim, a forma de impactá-lo.
Ela também permite a criação de suas próprias audiências, deixando a estratégia de marketing digital bem mais sofisticada.
Ainda existe a junção de informações, através dos dados Second-Party.
Dados second-party são a união de dados da empresa (first-party), com dados de terceiros (third-party). Essa estratégia permite enriquecer a base de dados da empresa com informações de mercado. Por exemplo: classificar os clientes atuais em faixas de renda com base em informações do SERASA.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE DADOS NA DMP?
Existem dois tipos de dados:
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Dados declarados ou determinísticos
Quando a pessoa declarou, pode ser; gênero, idade, renda, profissão, produtos comprados, entre outros
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Dados baseados em interesses ou comportamentos
Podem ser desde “lifestyle”, até a intenção de uma compra.
A ADSPLAY POSSUI EXPERIÊNCIA NAS PRINCIPAIS DMP´S DO MERCADO
Na AdsPlay somos parceiros das principais DMPs do mercado.
– Temos a possibilidade do anunciante experimentar os benefícios de uma DMP com a tag AdsPlay, sem custo extra ao de veiculação de campanha;ou ainda,
– Temos parceria com várias empresas de tecnologia para implementarmos uma DMP própria na empresa do cliente.
Em uma era de marketing baseado em dados, ter uma DMP é um grande diferencial competitivo para as empresas realizarem campanhas mais assertivas, com maior retorno e de maneira personalizada, de acordo com os interesses de cada cliente.
MODELO DE COBRANÇA DA DMP
O modelo de cobrança da DMP é feito de acordo com cada desafio e do tipo de contratação desejada:
Tag AdsPlay – gratuita para anunciantes que rodarem campanhas de, ao menos, 30 dias. O recomendado para se ter acesso ao benefício da DMP é de 90 dias mas entendemos que, a partir desse tempo, o anunciante já começa a coletar os benefícios de ter isso na sua estratégia.
DMP Própria – após a escolha do fornecedor de tecnologia, a AdsPlay dá todo suporte no momento de orçamento, contratação e implementação da DMP.
QUEM JÁ FEZ DMP COM A ADSPLAY?
Hoje, muitos anunciantes já utilizaram a tag AdsPlay como Sofisa, Paraná Banco, Agrishow, KPMG, FEIMEC, Formobile, Foto Registro, Future Print, HugosWay Crypto, Nifler (Europa), Osprey (Europa), UniCarioca, Acer, entre outros.
E alguns deles hoje tem implementada a sua própria DMP que serve não só campanhas de mídia programática como estratégias em Google, Facebook, Instagram e outros canais.
Com a DMP, a empresa identifica padrões para se relacionar com seu consumidor, podendo assim, avaliá-los
e criar uma comunicação de acordo com as suas necessidades.
QUER SABER MAIS SOBRE DMP?
A AdsPlay tem um canal no YouTube com diversos vídeos sobre mídia programática, nossos serviços, estratégias, entrevistas com referências e parceiros do mercado, lives e muito mais!
Para entender melhor como funciona uma DMP, ou sobre os tipos de negociação e audiências dentro da Mídia Programática, separamos um dos vídeos do nosso canal do YouTube para você entender todos os detalhes.