CRIAÇÃO DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DE MANEIRA AUTOMATIZADA
Como funciona geralmente a criação de uma peça publicitária dentro de uma agência de publicidade?
Resumidamente, existe um briefing, em seguida o entendimento do mesmo pela equipe da agência, o diretor de criação realiza a linha criativa e o time, replica a criação em diversos formatos.
Mas o que isso tem a ver com DCO?
DCO – CRIAÇÃO DE PEÇAS DINÂMICAS
Imagine uma campanha com 3 linhas criativas, 5 formatos, e 10 produtos diferentes. Estamos falando de um universo de 150 banners apenas para essa campanha!
Agora, imagine aquele mesmo time de criação com 150 banners de uma única campanha além das demandas do dia a dia?
Com uma DCO (Dynamic Creative Optimization), é possível não só criar uma série de criativos de maneira rápida e automatizada como também, personalizar a comunicação com base no que está tendo melhor retorno ou com interesses do cliente.
Assim é possível criar 150, 300, 500 banners em pouco tempo.
O DCO não pretende substituir o profissional de criação, mas otimizar seu tempo e esforço e gerar mais performance para as campanhas.
DCO NA PRÁTICA
Um dos usos mais comuns da DCO são os anúncios de retargeting de produto. Esses anúncios mostram conteúdo dinâmico com base na navegação de uma pessoa no site, como produtos visualizados ou adicionados a um carrinho de compras.
No entanto, outros usos são possíveis como, por exemplo, para um anunciante de viagens, personalizar os criativos com base nos países que a pessoa está pensando em viajar.
VANTAGENS DE UMA DCO
-
Interpreta variáveis de segmentação e pode ser conectada em uma plataforma de gerenciamento de dados (DMP) para o servidor de anúncios DCO;
-
Os anúncios podem entregar mensagens personalizadas em tempo real;
-
O produto, o texto, cores, ou as frases de um anúncio podem ser alterados dinamicamente para entregar mensagens relevantes para a pessoa;
-
Podem ser aplicados à prospecção de leads usando variáveis de segmentação externas, como clima, localização, comportamento, dispositivo e dados demográficos.
A ADSPLAY CONTA COM A TECNOLOGIA DCO
Sabemos dos desafios das empresas e agências e usamos a tecnologia de DCO (Dynamic Creative Optimization), para otimizar o processo de criação de peças publicitárias.
Podemos, por exemplo, personalizar uma campanha de uma rede de concessionárias com o nome da cidade em que o usuário está ou com a loja mais próxima de acordo com sua localização.
Outro exemplo que podemos ilustrar, é uma campanha de ar condicionado, onde personalizamos o criativo com base na temperatura em tempo real.
Também podemos usar a DCO para entender qual é a combinação de cores, imagens e texto que gera melhor performance e vendas.
Basicamente, se existe uma fonte de dados, ela pode ser conectada a um anúncio dinâmico.
MODELO DE COBRANÇA DA DCO
O modelo de cobrança habitual, é o CPM, ou seja, Custo por Mil Impressões com um pequeno custo adicional para a criação das peças dinâmicas.
Mas, para quem pensa que essa tecnologia tem um custo alto, engana-se, o valor adicional é viável e pode gerar um grande valor em suas campanhas.
QUEM JÁ FEZ DCO COM A ADSPLAY?
ACER
Empresa líder no segmento de notebooks gamer no Brasil e uma das principais fabricantes de notebooks, monitores e acessórios de PC. De Taiwan é uma multinacional que é atendida em parceria com a agência CTRL.365, onde a AdsPlay cuida de toda estrutura estratégica da parte de mídia programática.
Como computadores sempre mudam detalhes de configuração como armazenamento, modelo e memória, fizemos uma DCO focada em transformar os criativos de meio de funil em mensagens personalizadas com base no interesse de cada usuário.
QUER SABER MAIS SOBRE A TECNOLOGIA DCO?
A AdsPlay tem um canal no YouTube com diversos vídeos sobre mídia programática, nossos serviços, estratégias, entrevistas com referências e parceiros do mercado, lives e muito mais!
Confira o vídeo que separamos para você, onde a AdsPlay descreve mais detalhes sobre a utilização das peças dinâmicas em vários segmentos, pontuando sua importância ao e-commerce.