Para que serve o marketing baseado em dados?

  A cada segundo produzimos uma quantidade imensurável de dados. Só para você ter uma ideia, 92% de todos as informações do mundo foram geradas nos últimos 3 anos. Ou seja, 8% dos dados foram gerados em mais de 2 mil anos e 92% foram (e continuam sendo) gerados a partir do ano de 2013. […]

Por Renata Rodrigues

4 de fevereiro de 2020

Para que serve o marketing baseado em dados?

 

A cada segundo produzimos uma quantidade imensurável de dados.

Só para você ter uma ideia, 92% de todos as informações do mundo foram geradas nos últimos 3 anos. Ou seja, 8% dos dados foram gerados em mais de 2 mil anos e 92% foram (e continuam sendo) gerados a partir do ano de 2013. (fonte: marketingpordados.com)

 

Marketing baseado em dados reais.

 

Hoje em dia não existe mais espaço para “achismos” ou conclusões muitas vezes ligadas às percepções individuais. Sabe aquela velha frase “Contra fatos, não há argumento”?

Então, é essa linha de raciocínio que devemos seguir, quando falamos de marketing baseado em dados.

Quando temos uma estratégia de marketing baseada em dados, conseguimos trabalhar de maneira inteligente todas as informações disponíveis, pensando em ações baseadas nesses dados de forma mais estratégica e consequentemente, mais assertiva.

Ao selecionar e organizar esse conhecimento, os profissionais de marketing passaram a definir suas estratégias com base em informações reais de seu público-alvo ou usuários existentes.

Além de oferecer à empresa, a possibilidade de acompanhar essas informações em tempo real, podendo assim, corrigir ou otimizar as ações de marketing, caso haja necessidade.

As empresas que ainda não usam a coleta de dados como parte de sua estratégia de marketing terão que se adaptar ou começarão a ficar para trás.

O marketing por dados possui três etapas principais: a coleta de dados, a análise deles e a escolha de um curso de ação.

Hoje, esse marketing, aliado à mídia programática possibilita a sua campanha chegar ao público certo, garantindo ao consumidor uma experiência muito mais personalizada.

 

 

Mídia Programática. Como é feita a coleta dos dados?

 

Já sabemos que a mídia programática é uma nova maneira de anunciar no mercado que, ao unir automação com algoritmos e inteligência artificial, ajuda os anunciantes a impactar seu público-alvo com a mensagem correta, no momento ideal e pelo canal mais assertivo.

Também, acabamos de mencionar acima, que o mercado digital e o avanço da tecnologia, exigiu que os profissionais de marketing, empresas e profissionais correlacionados, coletassem a maior quantidade de dados para suas tomadas de decisões.

Uma vez que esses dados são coletados, as estratégias das empresas se tornam mais precisas para fornecer uma experiência mais relevante à realidade do cliente.

Já sabemos de tudo isso, certo?

Agora… Como esses dados são coletados?

Esses dados são coletados através de uma DMP.

A DMP irá coletar as informações, munindo sua empresa com dados digitais importantes para o planejamento das estratégias de marketing.

 

O que é uma DMP?

 

DMP é a sigla utilizada para abreviar o nome da plataforma ”Data Management Platform”. De uma forma simplificada, podemos dizer que ela é uma plataforma de gerenciamento de dados.

Ela é uma plataforma de gestão de dados de audiência, dedicada a tratar dados que possam ser organizados em perfis para segmentação de audiência ou obtenção de insights para tomada de decisão.

São 3 as funções básicas de uma DMP, ela coleta, organiza e ativa os dados.

Ela recebe dados de diferentes fontes e formatos, os centraliza, trata e torna possível analisar todo o comportamento de um usuário em um lugar só.

Para saber mais sobre DMP e como é feita cada uma dessas 3 funções clique aqui.

A eficácia de cada uma dessas etapas, determinará os bons resultados de uma estratégia. Por isso, pense na possibilidade de contratar especialistas para orientar a sua empresa durante a implementação desse processo.

 

Quer saber mais sobre marketing baseado em dados e as estratégias da mídia programática?

 

Esperamos que esse texto ajude você em suas próximas estratégias e conte com a AdsPlay Mídia Programática para garantir a assertividade de suas campanhas.

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Separamos dois vídeos dos nosso canal do Youtube para você se aprofundar neste assunto, o primeiro é sobre Inteligência de Dados e a Mídia Programática e o segundo, fala sobre A importância de um DMP dentro da Mídia Programática.

Aproveite os vídeos a até o nosso próximo conteúdo!