O que é CPC e como funciona?

Ao fazer um anúncio, é possível escolher diversas formas de precificação e acompanhamento de performance, uma das mais conhecidas é o CPC. O que é e o que significa o CPC CPC vem do inglês de Cost per Click, ou em português Custo por Clique. CPC no marketing digital Essa métrica pode estar relacionada tanto […]

Por Bruno de Oliveira

15 de julho de 2020

O que é CPC e como funciona?

Ao fazer um anúncio, é possível escolher diversas formas de precificação e acompanhamento de performance, uma das mais conhecidas é o CPC.

O que é e o que significa o CPC

CPC vem do inglês de Cost per Click, ou em português Custo por Clique.

CPC no marketing digital

Essa métrica pode estar relacionada tanto a como o anúncio é cobrado como a sua performance. Para anúncios de busca é comum a compra ser por CPC, dessa maneira o anunciante só paga quando o criativo recebe um clique.

No entanto, em plataformas mais focadas em brand awareness ou consideração de marca como a mídia programática e anúncios em redes sociais, o CPC acaba sendo uma métrica de performance e não tanto de cobrança pois, quem visualiza o anúncio, também pode converter. E não apenas quem clicou.

Como funciona o cálculo do CPC na prática

Calcular o CPC é mais fácil do que parece. Para chegar ao seu valor é necessário dividir o custo total do anunciante pela quantidade de cliques que ele recebeu.

Ilustramos abaixo:

CPC = Custo total de Mídia / Quantidade Total de Cliques

Exemplo: um anunciante teve o custo R$ 10.000,00 que geraram 20.000 cliques para seu website.

CPC = 10.000 / 20.000 = R$ 0,50

Saiba mais sobre a AdsPlay.

Somos uma trading desk especialista em mídia programática.