O que é CPC e como funciona?

  O CPC, ou Custo por Clique, é uma métrica utilizada para mensurar a cobrança de anúncios pagos. Ela também é encontrada em algumas ferramentas em inglês como PPC (Pay per Click). CPC vem do inglês de Cost per Click, ou em português Custo por Clique. Resumidamente, o custo por clique representa o custo para […]

Por Bruno de Oliveira

15 de julho de 2020

O que é CPC e como funciona?

 

O CPC, ou Custo por Clique, é uma métrica utilizada para mensurar a cobrança de anúncios pagos. Ela também é encontrada em algumas ferramentas em inglês como PPC (Pay per Click).

CPC vem do inglês de Cost per Click, ou em português Custo por Clique.

Resumidamente, o custo por clique representa o custo para o anunciante toda vez que alguém clicar em seu anúncio, ou seja, as visualizações (impressões) não são incluídas na conta. Na prática, apenas os usuários que entrarem nas suas páginas — ao clicarem nos anúncios — vão ser cobrados

É um dos tipos de precificação de anúncios mais comum do mercado.

Vamos dar um exemplo para que você entenda melhor essa métrica.

Suponha que você tenha um blog ou um site e a partir de hoje, deseja monetizá-lo, mostrando dentro dele, banners patrocinados. Ao abrir esse espaço, o anunciante pagará pelos visitantes que chegarem às ofertas ou campanhas que ele promoveu por meio dos anúncios dentro da sua plataforma, ou seja, pela quantidade de cliques que houve no banner.

O Google AdWords também utiliza esse modelo na compra de palavras-chaves. É um formato que mostra exatamente os resultados de um anúncio, sendo mais fácil analisar as preferências do público.

 

Relação CPC X CTR

 

Para quem ainda não conhece o significado desta outra métrica, CTR, vamos explicar agora:

CTR – Click Through Rate ou traduzindo, Taxa de Cliques

Por meio do CTR, você consegue identificar as campanhas que estão gerando mais resultados, que mais chamam a atenção do usuário e fazem com que ele clique no link.

O CTR calcula o número de cliques que seu anúncio recebeu em relação à quantidade de vezes que ele foi exibido.

 

E qual a relação entre CPC e CTR?

Se você já entendeu que CPC é Custo por Clique e agora, já sabe que CTR é a Taxa de Cliques, então poderá deduzir que um bom CTR é essencial para quem escolhe o modelo CPC para precificação.

 

Quanto maior a taxa de cliques, significa que seus anúncios são eficientes, ou seja, eles são úteis para os usuários, existe um interesse real. Consequentemente, o CPC se torna mais barato, com o buscador entendendo que o seu link oferece o que está sendo procurado.

 

Com esses resultados você saberá o que deverá ser otimizado, conseguirá ver quais as peças veiculadas estão gerando maior retorno. Ao olhar a taxa de cliques, saberá quais botões (call-to-action), criativos e ofertas estão gerando mais resultados.

 

 

 

CPC no Marketing Digital

 

Essa métrica pode estar relacionada a como o anúncio é cobrado em relação à performance. Para anúncios de busca é comum a compra ser por CPC, dessa maneira o anunciante só paga quando o criativo recebe um clique.

Geralmente é indicado para campanhas cujo objetivo é gerar tráfego para um site, para um aplicativo ou para um outro local.

No entanto, em plataformas mais focadas em brand awareness ou consideração de marca como a mídia programática e anúncios em redes sociais, o CPC acaba sendo uma métrica de performance e não tanto de cobrança pois, quem visualiza o anúncio, também pode converter. E não apenas quem clicou.

 

Como funciona o cálculo do CPC na prática

 

Calcular o CPC é mais fácil do que parece. Para chegar ao seu valor é necessário dividir o custo total do anunciante pela quantidade de cliques que ele recebeu.

Ilustramos abaixo:

CPC = Custo total de Mídia / Quantidade Total de Cliques

Exemplo: um anunciante teve o custo R$ 10.000,00 que geraram 20.000 cliques para seu website.

CPC = 10.000 / 20.000 = R$ 0,50

 

Gostou do nosso conteúdo sobre CPC?

 

Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender como funciona o CPC (Custo por Clique).

Continue nos acompanhando para mais conteúdos interessantes, e caso tenha interesse em uma campanha de mídia programática para sua empresa, acesse nossa página de serviços.

Você também pode assistir nossos vídeos no canal da AdsPlay do Youtube com diversos temas sobre o universo da mídia programática.

Separamos um de nossos vídeos do Youtube para você entender o que é CPC, CTR e outras formas de compras de mídia digital.