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Marketing
No mês de maio abordamos o tema “O Digital além do Last-Click” em nosso tradicional ADSPLAY Talks e contamos com a participação especial de Peterson Fernandes, Sales Manager do Yahoo Brasil, junto com Bruno Oliveira, CMO e a Isabela Oliveira, Gerente de Mídia da ADSPLAY.
Quer ver o ADSPLAY Talks na íntegra? Assista o nosso vídeo no Youtube e confira muito mais sobre esse tema.
Basicamente é o último click antes da conversão. Esse KPI foi um dos pioneiros no universo da mídia, quando ainda não existiam outros modelos de atribuição.
Criando uma analogia com o futebol, imaginem o last-click como um time em campo. Supondo que o artilheiro marque um gol, podemos considerar que apenas ele merece o crédito do gol? Não seria justo com o restante do time.
Com o last-click é a mesma mecânica. Precisamos olhar a jornada de compra de forma mais ampla e também dar os méritos para os demais canais que contribuíram para que a
conversão acontecesse.
“ O trabalho do profissional de mídia é exercer a arte da observação do consumo: como eu consumo? como o target que eu trabalho consome? Qual tipo de ação ele toma? O que ele observa?. Esses são os pontos chaves da jornada de compra, que não é linear e extremamente complexa.”
Com o efetivo fim dos cookies é inevitável que tenhamos uma nova padronização de metodologia para rastreamento da jornada do consumidor pelos diferentes pontos de contato.
O usuário ter o direito dos seus dados é extremamente legítimo na visão de Peterson, e as empresas de tecnologia e os anunciantes precisam se preparar para esse novo cenário.
Já estão na mira das grandes marcas as audiências 1st party, as audiências contextuais, ou seja, anunciar no local e momento correto e por último produtos inovadores como por exemplo o Next-Gen Audience da Yahoo, que é um conjunto pioneiro de soluções direcionado para anunciantes e publishers que não utilizam cookies ou IDs de aplicativos para definir público-alvo ou efetuar compra e mensuração.
Muitos usuários que optaram por não terem seus dados rastreados estão revendo essa decisão, uma vez que esse bloqueio no rastreamento de dados não significa que o usuário não será mais impactado com anúncios, mas o que se perde, no fim das contas, é a personalização desses anúncios de acordo com as preferências e o comportamento de compra deste usuário na internet, fazendo assim com que os conteúdos recebidos não sejam tão relevantes para ele.
Outro assunto abordado no ADSPLAY Talks foi a assistência da conversão e a janela de conversão, para avaliar corretamente o impacto que o usuário teve em um determinado formato e foi impulsionado para uma conversão futura. Essa análise é essencial para entender o funil de compra completo, segundo Isabela, da ADSPLAY.
Quer ver o ADSPLAY Talks na íntegra? Assista o nosso vídeo no Youtube e confira muito mais sobre esse tema.
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