Brand Safety e Mídia Programática

Por

Marketing

Você sabe o que é Brand Safety? E como é aplicado na Mídia Programática?

 

Em maio de 2020, após um perfil no Twitter nomeado Sleeping Giants Brasil iniciou o compartilhamento de uma série de denúncias envolvendo o Jornal da Cidade Online e o nome de grandes empresas. Questões como segurança de dados, o perigo das fake news e discursos de ódio na internet ganharam destaque entre assuntos discutidos online.

Sleeping Giants é o nome de um movimento iniciado em 2016, nos Estados Unidos, e trata-se de uma organização liberal de ativistas digitais que afirma combater discursos de ódio e desinformação de forma anônima na internet.

O CMO da ADSPLAY, empresa especialista em marketing programático, Bruno Campos de Oliveira, trouxe uma palestra muito interessante, na Digitalks Expo 2020 Digital Experience, sobre Brand Safety e como utilizar a Mídia Programática como aliada para evitar que uma marca seja vinculada a sites que propagam conteúdo malicioso e de origem duvidosa.

Fica com a gente até o final, porque essa matéria está imperdível!

Para início de conversa, precisamos deixar claro o que é Brand Safety e qual sua importância para sua marca. Brand Safety é o nome de um grupo de medidas que visa proteger a reputação de marcas de quaisquer influências negativas, de conteúdo questionável e/ou inadequado ao anunciar online.

Quando falamos de fake news o desafio é maior, porque essas notícias falsas são estruturadas com doses de verdades e inverdades estrategicamente inseridas em meio à notícia, o que a torna altamente propagável.

Neste cenário a mídia programática pode ser uma grande aliada e não um problema.

A mídia programática pode ser conhecida como sinônimo de compra de mídia em escala e também oferece segurança para as marcas.

A internet é, sem dúvida, o principal meio para propagação de informações com maior velocidade, o que possibilita a veículos e pessoas a liberdade de publicarem que bem entenderem. Por isso, é importante que a reputação da marca esteja protegida ao ter um anúncio veiculado, impedindo que sua imagem seja atrelada a conteúdos que não façam sentido. E uma boa estratégia de Brand Safety garante isso.

Aqui na ADSPLAY, desenvolvemos a metodologia “Onion Brand Safety”. São 3 grandes camadas de segurança que utilizamos em nossas campanhas, garantindo assim a segurança da marca e de suas campanhas. Na primeira camada, isolamos as categorias sensíveis.

 

O que são as categorias sensíveis?

 

São conteúdos que envolvem por exemplo: discurso de ódio, armas, drogas, conteúdo adulto, terrorismo, tabaco, pirataria online, entre outros.

Ações de Brand Safety podem impedir que as campanhas apareçam em inventários sensíveis – temas que normalmente não são positivos de serem associados à marca.

Na segunda camada, falamos nas blacklists, ou listas de exclusão.

 

Como trabalhamos com listas de exclusão?

 

Quando percebemos que um site ou aplicativo não possui uma conduta adequada, nós bloqueamos esses canais em nossas campanhas. Aqui na ADSPLAY, temos uma blacklist com mais de 15.000 sites.

Estamos constantemente reavaliando esses canais, pois o fato de não estarem seguindo critérios exigidos por nós no momento, não quer dizer que no futuro, não possam se adequar.

Já na terceira camada, trabalhamos a proteção programática considerando a tecnologia da programática para termos uma camada de proteção, além das citadas acima.

São ações que somente através da mídia programática é possível serem realizadas.

Você pode acompanhar a gravação da participação da ADSPLAY no Digitalks Expo 2020 Digital Experience na íntegra, e entender através de dados reais e um conteúdo claro e objetivo como a Mídia Programática pode te ajudar a proteger a reputação da sua marca.

 

Veja também uma super matéria que o nosso CEO Eduardo Sani fez para PROXXIMA: Brand Safety: O que ainda é possível falar?.

A ADSPLAY é uma empresa de marketing programático especializada nas melhores e mais modernas plataformas de mídia programática e de marketing de performance, sempre focada em atingir as metas do cliente, seja agência ou empresa.

 

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